As séries mais nostálgicas que passaram em Portugal

Especial-Séries-Nostalgicas-capa-1

Vamos esquecer por agora a Netflix e séries como Game of Thrones ou The Walking Dead… que tal voltar atrás no tempo e recordar as séries que nos fizeram ficar colados ao ecrã da TV? Em tempos que não tínhamos internet e muitos nem computador…

Neste especial temos algumas das séries que mais sucesso tiveram em Portugal, principalmente na década de 90.

Vamos então recordar:

Soldados-da-Fortuna-série-foto-1Soldados da Fortuna (Esquadrão Classe A)

Quem não se lembra dos Soldados da Fortuna? Mais tarde também conhecidos como por Esquadrão Classe A, a quando da passagem da série pela TVI. Tempos nostálgicos, mesmo até quando reparamos que naquela época, as séries chegavam a Portugal, dobradas na versão brasileira.

No final da Guerra do Vietname, o esquadrão comandado pelo John “Hannibal” Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado pelos seus superiores. Com a morte dos seus superiores na base no Vietname, eles não puderam provar a sua inocência. Condenados, eles escapam de uma prisão de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios de Los Angeles, ganhando a vida como os Soldados da Fortuna.

O Justiceiro

O Justiceiro, ou o KITT ou ainda a série do Michael Knight, é das mais nostálgicas em Portugal. A série passou pela primeira vez na RTP 1 e mais tarde voltoua  ser exibida na TVI. É outra série que nos lembramos também por ter a sua dobragem na versão brasileira. Quem não se lembra da voz depois do genérico, que dizia sempre “Versão brasileira Herbert Richers“.

A série segue as emocionantes aventuras de Michael Knight, um detetive que se julga estar morto, a quem foi dada uma nova imagem e nova identidade. A missão: combater o crime com a ajuda de um carro dotado de inteligência artificial que fala, o K.I.T.T., uma arma futurista de velocidade equipada com dispositivos de alta tecnologia e personalidade própria. Conduzidos pela justiça, eles estão prontos a deitar a mão a criminosos que operam fora da lei.

Macgyver-série-foto-1MacGyver

Sem duvida umas das séries mais populares de sempre e que já passaram em Portugal. Protagonizada por Richard Dean Anderson como MacGyver, um curioso personagem a serviço da “Fundação Fenix“, na luta do bem contra o mal.

Mas a sua maneira de lutar contra o mal, não era a mais tradicional, como utilizar armas de fogo… ele usa principalmente a sua inteligência. A série fica então famosa, pela habilidade de MacGyver conseguir improvisar qualquer artifício com simples objectos, como clipes, cordas, pneus… além do seu famoso canivete suíço. 

Os-Dinossauros-série-foto-1Os Dinossauros

Um das séries mais originais e divertidas, que já passou pela TV, é Os Dinossauros. Em Portugal a série teve a sua estreia em 1992, na RTP1, tendo conseguido cativar não só os mais novos, como toda  a família.

A série tem vários elementos clássicos que caracterizam as famílias modernas: um pai que luta para pagar as contas, uma mãe dedicada em manter a família unida e que questiona o seu papel de dona de casa/mãe/esposa, um jovem preocupado em impressionar as raparigas, uma adolescente que quer ficar mais bonita e um bebé traquina e divertido.

Xena-A-Princesa-Guerreira-série-foto-1Xena: A Princesa Guerreira

A série de Xena: A Princesa Guerreira foi exibida na SIC,  onde nas tardes de fim-de-semana acompanhávamos a protagonista da história. Xena procura a sua redenção devido ao seu passado criminoso; logo após os seus 17 anos, Xena deixou sua aldeia e  tornou-se uma ladra e assassina aterrorizando a região da Hélade, como guerreira de Ares, o deus da guerra. Mas isso muda, quando ao conviver com Hércules, arrepende-se dos seus pecados e passa a utilizar as suas habilidades de combate para ajudar as pessoas e aliviar a sua culpa.

Marés-Vivas-série-foto-1Marés Vivas

A série tinha David Hasselhoff, da famosa Knight Rider, e ainda Pamela Anderson… quem não se lembra? Marés Vivas fez sucesso entre os jovens no mundo todo, mostrando o dia a dia de uma equipa de nadadores salvadores e as suas relações pessoais, perante a sua missão de manter as praias da Califórnia seguras.

Ficheiros Secretos

Uma das séries mais famosas de sempre, Ficheiros Secretos, estreou em Portugal na TVI, na década de 90. Na série os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de X-Files: casos não solucionados envolvendo fenómenos paranormais.

Mulder acredita na existência de extraterrestres e em fenómenos paranormais, enquanto Dana Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder.

A série é marcada por diversas conspirações e reveses no trabalho dos agentes, que aprendem a confiar apenas um no outro.

Stargate-SG-1-série-foto-1Stargate SG-1

Baseado no filme de Stargate em 1994, a série Stargate SG-1 foi exibida em Portugal em 1998 e foi aqui, como em todo o mundo um sucesso. Uma das mais famosas séries de ficção científica da televisão e um dos grandes trabalhos na carreira de Richard Dean Anderson (MacGyver).

Na série, os “Stargates” permitem viagens espaciais, através de buracos-negros. A trama é centrada na equipa SG-1, que utiliza um “Stargate” encontrado na Terra para explorar outros mundos e defender o planeta contra ameaças alienígenas.

Simpsons-série-foto-1Os Simpsons

Está dispensa grandes apresentações. Os Simpsons é simplesmente uma das maiores séries de todos os tempos e que continua até hoje em transmissão.

A série satiriza a cultura e a sociedade norte-americanas, tendo como protagonistas na fictícia cidade de Springfield, Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson.

O-Príncipe-de-Bel-Air-série-foto-1O Príncipe de Bel-Air

Foi com esta série que Will Smith começou a dar nas vistas e nos lembramo-nos muito bem dele nos tempos em que passava na SIC.

Na série, Will (Will Smith), é um jovem de origem humildade que se muda para um luxuoso bairro na Califónia. Junto da sua irmã Vivian (Janet Hubert-Whitten) e do seu cunhado Philip (James Avery), um advogado que se tornou juiz e tem uma vida muita bem sucedida, ele tenta ter uma melhor educação no famoso bairro nobre de Bel Air. É ai que entra a irreverencia e rebeldia de Will, que provoca hilariantes momentos aos seus familiares na mansão.

ALF-Uma-Coisa-do-Outro -Mundo-série-foto-1ALF, Uma Coisa do Outro Mundo

Um dos seres alienígenas mais famosos da cultura popular é sem duvida ALF. Foram muitas as sessões da tarde a ver esta série bem divertida.

ALF é um ser do planeta Melmac e o seu nome é Gordon Shumway. Quando seguia os sinais de rádio amador, passa pela Terra e vai parar na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma clássica família norte americana,  com o assistente social Willie (Max Wright), a esposa Kate (Anne Schedeen), a sua jovem filha Lynn (Andrea Elson), o mais novo Brian (Benji Gregory). E ainda tínhamos o gato Lucky, que Alf queria tanto comer.

Friends-série-foto-1Friends

Esta série era focada num grupo de seis jovens, unidos por laços familiares, românticos e principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York.

Rachel é a jovem mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada por culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. O grupo é completo pela exótica Phoebe.

A série foi exibida na RTP1, em 1998 e numa versão dobrada em português. Só em 2005 é que a série voltou e na sua versão original, na RTP2.

Star-Trek-série-foto-1Star Trek

Esta série é um dos grandes clássicos de ficção cientifica na TV e no cinema. Foram várias as séries de Star Trek ao longo dos anos, sendo que em Portugal a série é conhecida também por O Caminho das Estrelas.

Quem não se lembra da nave espacial USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, de Spock ou ainda de Leonard McCoy? Foram várias as missões para explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, para audaciosamente ir onde ninguém jamais esteve.

Buffy-Caçadora-de-Vampiros-série-foto-1Buffy Caçadora de Vampiros

Quem não se lembra da bela Sarah Michelle Gellar como a jovem Buffy? A série foi exibida na SIC, em 1999.

Desde muito cedo, Buffy Summers, uma adolescente de 15 anos, descobre que não é uma rapariga comum. Ela é uma Caça-Vampiros, uma das escolhidas para lutar contra o mal e proteger o mundo de monstros. Na companhia dos seus amigos Willow, Xander e do seu Guardião Giles, Buffy vai enfrentar os perigos dos vampiros e dos demónios, tentando, ao mesmo tempo, sobreviver ao Liceu.

Seinfeld-série-foto-1Seinfeld

Uma das melhores séries de comédia de sempre e que conquistou o publico com as quatro personagens principais da série. São eles Jerry Seinfeld, um comediante a tempo inteiro, Elaine Banes, a sua ex-namorada, Cosmo Kramer, é o excêntrico vizinho do humorista e George Constanza, o amigo mesquinho e invejoso.  A cada episódio os personagens abordam vários temos do dia a dia, como problemas no trabalho ou relacionamentos amorosos.

Walker-o-Ranger-do-Texas-série-foto-1Walker, o Ranger do Texas

Esta foi a série que ajudou a fabricar o mito de Chuck Norris e que tivemos oportunidade assistir no nosso país, durante as tardes de fim de semana da SIC.

Nela acompanhamos Cordell Walker, que mantém a lei no Texas, como um homem de poucas palavras e muita ação. Em contraste com o seu colega de investigação na luta contra o crime, James “Jimmy” Trivette, que gostava mais de utilizar os métodos científicos para chegar aos bandidos.  Mas no final de cada episódio, com a camaradagem dos dois, tudo ficava resolvido.

Dá-nos a Tua Opinião

Aqui tu também tens uma palavra a dizer. Comenta esta notícia em baixo!

Notícias Relacionadas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *