Crítica Cinedestak: Batman – The Dark Knigth Rises

Depois de dois filmes de grande qualidade, que ajudaram a popularizar os filmes de super heróis em Hollywood, a trilogia de Batman, realizada pelo brilhante Christopher Nolan, chega a seu último filme. Depois do que vimos, podemos dizer que este era sem duvida um dos filmes mais aguardados do ano e fecha a trilogia em grande.

São oito anos que separam os acontecimentos do segundo filme de Batman: The Dark Knight Rises. Agora Gotham City tem de enfrentar uma derradeira e inesperada ameaça, que apanha Bruce Wayne desgastado e retirado da vida de super herói. Mais uma vez vale salientar o grande papel de Christian Bale neste filme, que é o mais exigente dos três filmes, em termos físicos e que mesmo a nível dramático está muito bom.

Com um papel importante no filme, está também o ator Michael Caine, que volta a brilhar no papel de Alfred, que aconselha sempre Bruce Wayne, principalmente quando este está a pensar em voltar a vestir o fato de herói. Bruce também conta com ajuda de outros personagens dos filmes anteriores, sendo eles o Comissário Gordon (Gary Oldman) e Lucious Fox (Morgan Freeman), que estão ao bom nível das suas outras interpretações.

Selina Kyle (Anne Hathaway) é outra personagem que consegue entrar bem no filme e que neste caso, tal como nos dois filmes anteriores de Batman realizados por Nolan, ela é retratada de maneira mais real, do que em relação á Cat Woman de Batman: Returns.

Pelo meio está também a personagem ligada a Bruce Wayne, a milionária Miranda Tate (Marion Cotillard), que tem algumas cenas interessantes com Bruce Wayne.

No submundo das ruas de Gotham City o vilão do filme, Bane, planeia a destruição da cidade. Ao que Batman é forçado a voltar ás ruas como super herói e depois é alvo de Bane e do seu plano para acabar com toda a esperança dos moradores de Gotham City. No papel do vilão, está o ator Tom Hardy, que consegue muito bem interpretar o personagem, com destaques para a voz e a força física.

Para ajudar Batman contra os planos do vilão Bane, o super herói encontra num jovem policia chamado John Blake, um grande apoio e uma mais valia na grande batalha para libertar Gotham City do mal. O jovem ator Joseph Gordon-Levitt, tal como em outros filmes seus, mostra que é um ator talentoso e neste filme não é excepção.

Na parte final do filme, conte com uma grande batalha, nas ruas de Gotham City e com algumas reviravoltas que podem o apanhar de surpresa. Mas a ação está lá e é sempre entusiasmante ver Batman começar a dar a volta ao seu maior desafio dos três filmes da trilogia.

A duração do filme de 164 minutos poderia até ser menor, bastando tirar ou encurtar algumas cenas não tão importantes. Mas Nolan teve a intenção de aprofundar a história do filme, com vários pormenores. Mas a duração acaba por não afetar o filme, que vai sempre entusiasmando o espectador.

A parte técnica dos efeitos especiais é muito boa, destaque para o novo veículo de Batman, desta vez voador e capaz de grandes manobras. Pode contar também com explosões, principalmente as de uma cena em que Bane destrói parte de um estádio de futebol americano.

No que diz respeito á banda sonora do filme, esta é bem desenvolvida ao longo das cenas e não é para menos, sendo ela produzida pelo compositor Hans Zimmer.

Batman: The Dark Knight Rises em conjunto com os dois filmes anteriores, será uma das referências dos filmes de super heróis durante muito tempo. Esperemos que outros filmes tenham inspiração no que foi feito nesta trilogia, brilhantemente realizada por Christopher Nolan e que teve grandes atores com prestações notáveis. Esta é uma das trilogias mais bem sucedidas do cinema e que vai conquistar muitos admiradores seguramente. Sem duvida que este é um dos melhores filmes de super heróis já feitos até agora.

 

Classificação final: ★★★★★★★★★★ (10/10)

 

 

Ficha Técnica

Título original: The Dark Knight Rises

Produtora: Warner Bros.

Realização: Christopher Nolan

Elenco: Anne Hathaway, Christian Bale, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy, Gary Oldman, Marion Cotillard

Género: Ação

Duração: 160 min.

Classificação: M12

Estreia nacional: 02/08/2012

 

Especial – Batman: The Dark Knight Rises

Leia também o nosso especial sobre o filme, clicando aqui.

Notícias Relacionadas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *