Critica: Epic – O Reino Secreto

Epic-O-Reino-Secreto-poster-1Apesar do nome, Epic não é uma animação “Épica”, mas ainda assim consegue nos satisfazer não decepcionando quem for ver o filme, principalmente os mais novos. Esta animação que se passa principalmente numa bela floresta com um mundo quase invisível dos humanos, tem algumas inspirações nítidas de Avatar e a arte visual da conhecida animação de Uma Vida de Inseto.

Nesta aventura temos uma batalha nas profundezas da floresta entre as forças do bem e as forças do mal. Quando uma adolescente se vê, como por magia, transportada para um universo secreto, ela tem de se juntar a um extravagante e divertido grupo de seres daquele mundo, composto por pessoas minúsculas e lesmas, pessoas-flor, homens-folha entre outros.

Nesta aventura podemos contar nas principais vozes originais das personagens com Beyoncé que dá voz a Queen Tara, uma poderosa deusa da natureza, MK tem voz de Amanda Seyfried, a lesma e o caracol Mub e Grud são dobrados pelos atores Aziz Ansari e Chris O’Dowd, entre outros nomes como Pitbull que participa com a sua famosa voz neste filme. Em relação á versão portuguesa, podemos contar com as vozes de Rui Reininho, Ricardo de Sá, Fernando Alvim e Teresa Arcanjo.

Em relação ao 3D, podemos dizer que está satisfatório, mas nada do outro mundo. De destacar é mesmo a qualidade gráfica das paisagens da floresta e da criatividade das criaturas. O som e as musicas estão bem no filme todo também.

Epic-O-Reino-Secreto-foto-1

Em relação ao argumento fica a sensação que a história podia ser mais trabalhada para termos um enredo mais envolvente e espetacular. Algumas personagens do filme também poderiam ser mais trabalhadas, para tornar os seus papeis mais carismáticos, como é o caso do vilão do filme.

Epic não está ao nível do seu título, mas também não é qualquer filme de animação que hoje consegue esse estatuto. Mas consegue ser uma história que anima toda a família, com ação e muito importante ainda, explora bons valores e exemplos que devem ser incutidos nos mais novos.

Classificação final: ★ ★ ★ ★ ★

 

Ficha Técnica

Título original: Epic

Produtora: Blue Sky Studios

Realização: Chris Wedge, Tom J. Astle

Elenco (Versão Portuguesa): António Vaz Mendes,Fernando Alvim, Ivo Bastos, Jorge Mota , Pedro Mendonça, Ricardo Sá, Rui Oliveira, Rui Reininho, Susana Sá.

Género: Animação

Duração: 102 min.

Classificação: M6

Estreia nacional: 30/05/2013

Notícias Relacionadas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *