Festival de Berlim | Cinema Português em grande destaque

Tabatô-poster-1O Festival Internacional de Cinema de Berlim (em alemão: Internationale Filmfestspiele Berlin, IFB), também conhecido como Berlinale, é um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo. Ele acontece todos os anos em Fevereiro. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata sendo que o urso é o símbolo de Berlim.

Este ano o festival estreia o novo filme de Wong Kar-Wai, conta com a presença de estrelas do cinema francês, quatro filmes portugueses deverão marcar presença e a conta ainda com a despedida de Steven Soderbergh.

O festival arranca esta quinta e é sua 63ª edição e tem a duração de dez dias, com cerca de 400 filmes em competição e fora dela  , e concentrando estrelas de várias gerações do cinema internacional, na capital alemã, como descreveu o diretor do festival, Dieter Kosslick.

A presença Catherine Deneuve, pelo filme Elle s’en va, Juliette Binoche em Camille Claudel 1915, e Isabelle Huppert, por La Religieuse são o grande destaque deste ano.

Steven Soderbergh apresenta Side Effects provavelmente o seu último e derradeiro filme que conta com os atores Rooney Mara, Channing Tatum, Jude Law. O filme Pardé feito na clendestinidade e com ajuda do argumentista Kambozia Partovi irá ser exibido, mas infelizmente o seu realizador Jafar Panahi não pode estar presente porque encontra – se impedido de sair do Irão.

O novo filme do realizador chinês Wong Kar Wai The Grandmaster que não concorre este ano, mas será exibido no dia de abertura do festival e este realizador preside o júri deste ano. Comboio Noturno para Lisboa, do dinamarquês Bille August, rodado em Lisboa com Jeremy Irons, e Before Midnight, o terceiro filme de Richard Linklater protagonizado por Ethan Hawke e Julie Delpy também vão ser exibidos no dia de abertura.

Fora de competição, destaque ainda para Dark Blood, de George Sluizer, de 1993, só agora completado, e que inclui a última participação do ator River Phoenix, falecido naquele ano.

O cinema Português

Na programação deste ano destaque para o nosso cinema que tem a presença de quatro filmes de João Viana, Salomé Lamas e Pedro Pinho.

O realizador João Viana concorre com dois filmes, o Tabatô uma curta-metragem que compete para o urso de ouro e o filme A Batalha de Tabatô uma longa-metragem que integra a secção Fórum. Apesar de terem sido rodados na mesma aldeia, Tabatô (Guiné-Bissau), com elenco partilhado, os dois filmes são distintos entre si, explica João Viana.

Na secção Fórum vai ser exibido o filme de Salomé Lamas de 26 anos, Terra de Ninguém, que relata a história de um ex-militar Paulo Figueiredo, de 66 anos conta a sua história de vida, o que fez como combatente e depois mercenário, as barbaridades e a violência e, alegadamente, o trabalho para a CIA. Este filme ganhou quatro prémios no ano passado no DocLisboa.

O festival de Berlim selecionou ainda, para a secção Generation, Um Fim do Mundo, filme a preto e branco de Pedro Pinho sobre o fim da adolescência, com um grupo de jovens do bairro da Bela Vista, em Setúbal.

O Cinedestak deseja toda a sorte ao cinema português principalmente a João Viana que concorre por um Urso de Ouro.

Mais notícias sobre Festival de Berlim

Notícias Relacionadas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *