O Homem Sem Medo

Demolidor
Tão importante como a Justiça ser cega é haver quem não tenha medo de aplicá-la. Fiel a esse princípio, Matt Murdock é advogado de dia e vigilante urbano à noite.

Fiquem a conhecer a história do Demolidor, um dos super-heróis do momento graças ao sucesso da sua série televisiva produzida pela Netflix.

Nome original: Daredevil (algo como “Demónio Destemido”; sendo, portanto, “Demolidor” uma adaptação levada a cabo pelas editoras responsáveis pela publicação da personagem no Brasil)
Criadores: Stan Lee (história) e Bill Everett (arte)
Primeira aparição: Daredevil vol.1 nº1 (abril de 1964)
Identidade civil: Matthew Michael Murdock
Local de nascimento: Cozinha do Inferno, Nova Iorque
Parentes conhecidos: Jack Murdock (pai falecido), Maggie Murdock (mãe) e Milla Donovan (ex-mulher)
Ocupação: Advogado e aventureiro

DD 1

A estreia do Demolidor na edição inaugural do seu próprio título, em abril de 1964.

Biografia: A vida do Demolidor é uma mistura de alegria e tragédia. O pequeno Matt Murdock foi criado apenas pelo seu pai, um pugilista decadente, que o fez acreditar que a sua mãe morrera muito tempo atrás.

Jack queria muito que o seu filho fosse mais bem-sucedido do que ele na vida. E, por isso, sempre o incentivou a empenhar-se nos estudos, em vez de praticar desportos com as restantes crianças da Cozinha do Inferno, o problemático bairro nova-iorquino onde moravam.

Em consequência dessa proibição paterna, Matt foi rotulado de cobarde pelos outros miúdos. Para descarregar as suas frustrações, o jovem começou secretamente a frequentar o ginásio onde o pai treinava. Assim desenvolvendo as suas inatas aptidões atléticas.

Certo dia, Matt evitou, em plena rua, que um idoso cego fosse colhido por um camião. O motorista perdeu, contudo, o controlo do veículo que acabou por capotar. Daí resultando a queda de um tubo contendo um isótopo radioativo que, ao partir-se, salpicou o rosto de Matt.

Enquanto recuperava no hospital, Matt descobriu que estava cego para sempre. Descobriu também que os seus outros sentidos haviam sido amplificados a níveis sobre-humanos e que desenvolvera uma espécie de radar biossónico, similar à ecolocalização dos morcegos.

Durante o seu internamento hospitalar, Matt recebeu a visita de uma misteriosa freira usando um crucifixo dourado. Só muitos anos depois ele descobriria tratar-se da sua mãe que estava viva e de boa saúde, embora recolhida num convento.

Na adolescência, Matt foi treinado por Stick, um velho mestre de artes marciais, que era ele próprio invisual.

Enquanto aperfeiçoava o domínio das suas habilidades, Matt estudava Direito na Universidade de Columbia. Foi lá conheceu que Elektra Natchios, a deslumbrante filha de um milionário grego, e por quem Matt se perderia de amores.

Entretanto, o pai de Matt prosseguia a custo a sua carreira como pugilista. Sem ter como financiar os estudos do filho, Jack Murdock aceitou relutantemente participar num esquema de resultados viciados. A troco de uma elevada maquia, Jack concordou em perder propositadamente o seu combate.

Na hora H Jack mudou, porém, de ideias e levou de vencida o seu adversário no ringue. Nessa mesma noite, foi abatido a sangue-frio pelos homens a quem fizera perder muito dinheiro.

Agora órfão, Matt perdeu também o amor da sua vida. Depois de o seu pai ter sido assassinado, Elektra terminou a relação com Matt e partiu para parte incerta.

Num derradeiro esforço para honrar a memória do seu pai, Matt obteve o diploma universitário e, tendo como associado o seu amigo e colega de faculdade Franklin “Foggy” Nelson, abriu um consultório de advocacia na Cozinha do Inferno.

Os dois contrataram entretanto Karen Page para secretária, a qual viria pouco tempo depois a envolver-se romanticamente com Matt.

Insatisfeito com o funcionamento dos tribunais, onde passava grande parte dos seus dias, e obstinado em vingar a morte do seu pai, em segredo Matt passou a atuar como Demolidor, um vigilante mascarado que espalha o terror entre os malfeitores da cidade que nunca dorme.

DD 2

Diabo da Guarda.

Curiosidades:

– O uniforme usado pelo Demolidor nem sempre foi vermelho. Originalmente, as suas cores eram o amarelo e o vermelho-escuro;
– Trata-se do segundo herói cego dos quadradinhos, tendo sido precedido pelo Doutor Meia-Noite, criado em 1941 para a DC;
– Embora Homem Sem Medo seja o seu cognome mais famoso, o Demolidor é também conhecido como Demónio ou Diabo da Guarda;
– Após a sua criação por Lee e Everett, o Homem Sem Medo passou mais de uma década relegado para segundo plano no Universo Marvel. As suas histórias foram prejudicadas pela quase total ausência de vida social do seu alter ego. O que levou Stan Lee a criar uma nova identidade secreta para o herói. Tratava-se de Mike Murdock, gémeo de Matt mas o seu perfeito oposto em termos de personalidade. Fórmula que, contudo, fracassou devido à pouca adesão dos leitores;
– Criador de ambas as personagens, certa vez Stan Lee afirmou que o radar do Demolidor é muito mais eficaz do que o sexto sentido do Homem-Aranha. Não só pelo maior alcance do primeiro, mas igualmente por não ser necessária  concentração para o manter ativo;
– Em 1984, o acidente com material radioativo que cegou Matt Murdock e o dotou de supersentidos serviu de inspiração à origem das Tartarugas Ninja.

DD RC

Demolidor e Rei do Crime: velhos inimigos.

Noutros media: O primeiro salto do Demolidor para fora dos quadradinhos remonta a 1989, quando o herói cego participou no telefilme O Julgamento do Incrível Hulk, sendo então interpretado por Rex Smith.

Em 2003, seria a vez de Ben Affleck dar vida ao Homem Sem Medo no cinema. Por muitos considerado um fiasco, Daredevil não teve direito à sequela da praxe, aguardando agora pelo prometido reboot.

DD 3

Rex Smith (1989) e Ben Affleck (2003): dois Demolidores que deixaram a desejar.

Enquanto isso não acontece, os fãs do herói podem acompanhar as suas aventuras na série televisiva Daredevil, lançada em abril passado pela Netflix, e que conta com Charlie Cox no principal papel.

São 13 episódios que revisitam a origem e trajetória do Homem Sem Medo num registo muito próximo do da BD. Vale a pena ver.

DD 4

Cartaz promocional da nova série do Homem Sem Medo.

Dá-nos a Tua Opinião

Aqui tu também tens uma palavra a dizer. Comenta esta notícia em baixo!

Notícias Relacionadas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *