Os carros mais emblemáticos do cinema e da TV

Ao longo da história do cinema os carros têm conseguido ganhar destaque ao lado de grandes atores, assumindo até grande protagonismo em cenas espetaculares, que nos fazem admirar e sonhar com tais veículos que só o cinema muitas vezes nos dá oportunidade ver.

Neste especial você pode conferir e conhecer alguns desses carros que marcaram o cinema e também algumas séries de TV. São 35 veículos, cada um com os seus mais variados pontos de interesse e que participaram em diversos estilos de filmes, que lhe vão prender a atenção.

2009 Chevrolet Camaro

Filme: Transformers

Bumblebee é um dos mais conhecidos Transformers e o que alguns não sabem é que originalmente era um VW Beetle, mas no filme 2007, passou a ser um Camaro de 74, que magicamente mudou para o atual Chevrolet Camaro lançado em 2009. Quem não cria ter um protetor destes?

1975 Lotus Esprit

Filme: James Bond – O Agente Irresistível

Um dos carros desportivos mais desejados daquela época da Lotus era o Esprit, que no filme de James Bond podia-se configurar num submarino. Com os efeitos especiais da “velha escola” criou-se uma boa cena submarina, que inspirou a construção de verdadeiros carros anfíbios nos dias de hoje.

1999 Nissan Skyline R34GTR

Filme: Velocidade mais Furiosa

Uma das máquinas mais memoráveis do segundo filme de Velocidade Furiosa e até hoje é um dos modelos automóveis mais desejados por muitos jovens. O filme de certo que contribuiu para isso.

1970 Dodge Charger

Filme: Velocidade Furiosa

A estrela do primeiro Velocidade Furiosa e para muitos ainda de todos os filmes é sem dúvida o Dodge Charger. Ele só teve destaque no final do filme, mas deu um grande espetáculo com Dominic Toretto (Vin Diesel) a leva-lo aos limites no grande ecrã.

1967  Ford Mustang Shelby GT500

Filme: 60 Segundos

No remake do filme de 1974, temos a oportunidade de ver brilhar um ultra raro Shelby Mustang GT 500 para desempenhar o papel de Eleanor. Sem dúvida que este carro é uma das estrelas do filme a par do seu condutor interpretado pelo ator Nicolas Cage, que deram espetáculo na cena final de perseguição com a policia.

1969 Dodge Charger RT

Série: Os 3 Dukes

Quando os primos Duke metiam-se em confusões com o xerife Rosco P. Coltrane, estavam sempre acompanhados pelo inseparável General Lee, um Dodge Charger RT de 69, com cor laranja, os números 01 estampados nas portas e uma bandeira estampada no tejadilho do carro.

1973 Ford Falcon XB GT Coupe

Filme: Mad Max

O carro que ajudava Max Rocktansky (Mel Gibson) nas suas perseguições ao gangue que ele cria se vingar, tem a sua aparência agressiva, mas não deixa ninguém indiferente quando se tratava de mostrar as suas altas prestações no filme.

1932 Ford Coupe

Filme: American Graffiti

O criador de Star Wars, George Lucas, não esconde a sua paixão pelos automóveis e no filme que lhe abriu portas para o mundo do cinema, American Graffiti, criou uma história em torno da vida dos jovens americanos da época. Claro que os carros não podiam faltar e assim o filme brinda-nos com um Hot Rod, Coupe Milner 32, que chama qualquer pessoa á atenção.

1959 Cadillac Miller-Meteor (ECTO-1)

Filme: Os Caça Fantasmas

Originalmente uma ambulância, o Ecto-1 é dos carros mais famosos do cinema e era usado pela equipa dos Caça Fantasmas para combater os fantasmas que assombravam Nova Iorque. Apesar da sua aparência, sem duvida que esta carrinha era uma mais valia para as tarefas dos Caça Fantasmas.

1981 Delorean DMC 12

Filme: Regresso ao Futuro 1,2,3

O célebre carro dos filmes de o Regresso ao Futuro, conduzido por Marty McFly e desenvolvido pelo seu amigo, o cientista Dr. Emmett Brown, é sem dúvida uma dos veículos mais conhecidos do cinema. A sua principal capacidade é a de fazer viagens no tempo, mas este Delorean DMC 12 tem também muitos fãs graças ao seu estilo futurista, nomeadamente a abertura das portas.

1963 Aston Martin DB5

Filme: James Bond – 1963 Aston Martin DB5

Este clássico do mundo automóvel foi conduzido por Sean Connery em 007 Contra Goldfinger, onde o Aston Martin DB5 revelou as suas modificações, como um radar, matrículas rotativas, banco ejectável e lançador de óleo. O carro volta ainda a aparecer em outros filmes de 007, como em 007 – Operação Relâmpago, mais tarde conduzido por Pierce Brosnan em Goldeneye e O Amanhã Nunca Morre. Daniel Craig também o usou em Casino Royale. É caso para dizer que este carro tem um currículo melhor do que a maioria dos atores do seu tempo. Além disso, é um Aston Martin. O DB5 é o carro mais memorável da história do cinema.

1991 Ford Explorer XLT

Filme: Jurasic Park

Quem não se lembra dos veículos do safari de Parque Jurássico? Personalizados e altamente equipados, cada veículo de turismo possuía um sistema de auto-navegação. Eles tinham interiores de couro, óculos de visão noturna sobre os assentos, lanternas, brochuras e foguetes luminosos de estrada, para qualquer eventualidade no porta-malas.

1982 Pontiac Firebird Trans Am

Série: Knight Rider

Em séries de TV este é muito provavelmente o carro mais carismático e tal fato não é para menos. Conhecido pela série de grande sucesso Knight Rider, K.I.T.T. era um Pontiac Firebird, com inteligência artificial, capaz de comunicar com o seu condutor Michael Knight (David Hasselhoff). Entre outras capacidades, K.I.T.T. conseguia chegar aos 400 Km/h, era dotado com uma liga molecular que o tornava indestrutível, resistente a fogo e balas, sendo que também conseguia saltar.

The Tumbler

Filme: Batman: Begins e Batman: The Dark Knight

Este modelo que já conta com muitos fãs, foi criado exclusivamente para os novos filmes do Batman e apareceu inicialmente no filme Batman Begins de 2005. Sem dúvida que este é um dos Batmobiles mais impressionantes, feitos até ao momento e não é para menos. O veículo é apresentado no filme, a Batman, pelo engenheiro Lucious Fox, sendo uma das criações para ajudar o homem morcego, na luta contra o crime de Gotham City. O Tumbler tem um sistema de camuflagem, lançador de foguetes e consegue atingir grandes velocidades em vários tipos de terreno.

1967 Jaguar E Type

Filme: Austin Powers

O patriótico carro de Austin Powers não deixa ninguém indiferente. A pintura da bandeira do Reino Unido no mítico Jaguar dos anos 60 confere-lhe um estilo como nenhum outro. Sem dúvida que Austin Powers gosta de dar nas vistas!

2003 Mini Cooper S

Filme: The Italian Job

O Minis são parte da história do mundo automóvel e como tal não podiam estar fora do cinema. Um dos filmes que mais popularizou a nova geração da Mini, foi The Italian Job de 2003. Quem não se lembra da cena dos Minis a entrar no Metro de Itália, numa grande perseguição?

2054 Lexus CS

Filme: Minority Report

Este Lexus CS é um conceito vanguardista da marca japonesa, que se veio a enquadrar muito bem no filme futurista Minority Report, realizado por Steven Spielber e com Tom Cruise, como protagonista. Foi pensado pelos seus designers como um veículo alimentado por células de combustível e inclui ainda um sistema de segurança biométrico. Pode ser comandado por voz e seleciona musicas em relação ao humor dos ocupantes.

1972 Bedford CF

Filme/Série: Scooby-Doo

Conhecida como The Mystery Machine ou em português a A Máquina Mistério é uma das carrinhas mais famosas da televisão e do cinema. Quem não se lembra de ver o desenhos animados de Scooby-Doo? E mais recentemente os filmes em live-action? Esta é a carrinha que transporta o grupo de amigos e investigadores do sobrenatural, nas suas aventuras.

1963 Volkswagen Beetle

Filme: Herbie

O Herbie é derivado do clássico VW Beetle de 1963. Ao início ninguém dá nada por ele, mas dotado de inteligência e personalidade, Herbie juntamente com o seu condutor, consegue vencer corridas. Ele é famoso também, pela sua personalização, caraterizada por duas faixas em vermelho e azul e o número 53 pintado no capot, portas e porta-malas.

1983 GMC Vandura

Série: The A-Team (Esquadrão Classe A)

A carrinha do Esquadrão Classe A era uma GMC, pintada de preto com uma faixa vermelha e jantes pintadas também de vermelho. Esta carrinha tornou-se rapidamente com o sucesso da série, um ícone da cultura pop da década de 80, sendo reproduzida por muitos aficionados.

 

Mach 5

Filme: Speed Racer

O Mach 5 é um dos carros mais ilustres da televisão, devido ao sucesso da animação japonsesa, Speed Racer. O carro foi dado a Speed pelo seu irmão Rex e tem entre as suas principais características: controlo de tração, macaco automático, capota blindada, capacidade de se deslocar na água e chega aos 325Km/h. A cor do carro é uma referência à bandeira do Japão e o design do carro lembra a aerodinâmica dos caças.

 

Faísca McQueen

Filme: Carros

Os mais novos adoram ele e os graúdos de certeza que o conhecem. O famoso filme da Disney, Cars, acompanha a vida de Faísca McQueen, um carro desportivo, que entra no mundo das corridas. O caminho para o sucesso não é fácil, mas Faísca com ajuda dos seus amigos consegue ser o campeão da Taça Pistão, assim como respeito e admiração de todos.

Batmobile

Filmes: Batman e Batman Regressa

Batman já teve vários veículos ao seu serviço e este Batmobile é um dos mais conhecidos. Este modelo veio romper com a imagem dos anteriores veículos de Batman, assumindo um design mais agressivo, influenciado pelo estilo de artistas de BD, como Frank Miller. Este carro estava armado com bombas esféricas, um par de metralhadoras e conseguia efetuar manobras rápidas, como girar em 180 graus.

Ford Taurus

Filme:  Robocop

Na luta contra o crime, um bom carro é sempre indispensável. Robocop o policia cyborg que combatia o crime das ruas de Detroit era servido por um Ford Taurus. Este veiculo quando avistado pelos bandidos, era logo mal sinal para eles. A primeira aparição deste carro, foi no primeiro filme de Robocop. Quem sabe, agora no remake do filme que está a ser desenvolvido, Robocop tenha um Ford Tauros da nova geração.

Peugeot 406

Filme: Táxi

Este filme também tem uma versão americana, mas neste especial entra o carro do filme original. Em Táxi, do francês Luc Besson, o carro era um Peugeot 406, conduzido pelo protagonista do filme, Daniel, que precisava batalhar para ganhar o seu salário e como tal dedicou-se á profissão de taxista. Ele usava as suas habilidades de piloto para acelarar no seu 406, num filme que tem óptimas cenas de perseguição.

Audi RSQ

Filme: I Robot

Embora não tenha rodas, este filme passa-se no futuro e os carros nessa época já levitam. Mas continuam como carros. Este Audi, que quem sabe pode vir mesmo a ser o futuro, foi pilotado pelo personagem interpretado por Will Smith e tinha piloto automático, GPS anti-engarrafamento e extrema manobrabilidade. O design deste carro veio dar origem ao atual Audi R8, mas no filme o que impressiona mesmo são os seus sistemas revolucionários.

Cadillac Cien

Filme: The Island

O Cien foi um concept da famosa marca norte americana de carros de luxo, a Cadillac. Foi apresentado pela primeira vez em 2002, no salão automóvel Detroit Auto Show, para celebrar os 100 anos da Cadillac. Mas este belo veiculo, viria a ficar mais conhecido em 2005, ao entrar no filme The Island, como Ewan McGregor e Scarlett Johansson. No filme, este carro protagonizou aos comandos do personagem interpretado por Ewan MacGregor, uma grande cena de ação a alta velocidade.

1949 Mercury Coupe

Filme: Rebel Without a Cause

No filme Rebel Without a Cause, o ator James Dean conduz um carro que hoje é um verdadeiro clássico norte-americano. Nem mais nem menos que um Mercury Coupe de 1949. Este filme inspirou uma nova geração de adolescentes a amar este velho clássico, que nos dias de hoje ainda tem muitos fãs.

1963 Cadillac Series 62

Filme: Scarface

Scarface fez grande sucesso durante a sua época e ainda hoje tem muitos fãs. Quem já viu o filme com certeza que se lembra daquele Cadillac amarelo, que o personagem Tony, interpretado por Al Pacino, conduzia. O interior exótico e luxuoso daquele clássico americano dava para ter uma visão da personalidade de Tony. Alguns podem dizer que aquele Cadillac representava a raiva, enquanto outros argumentam que encarna o desejo do personagem ser aceite como americano.

1974 Panther DeVille  

Filme: 101 Dalmatas

No filme da Walt Disney, os 101 Dálmatas, a vilã Cruella DeVil de cabelo metade branco e metade e preto, queria a toda o custo a pele dos amorosos dálmatas. A sua obsessão por eles era tanta, que até o seu veículo pessoal, um Panther DeVille de 1974, era inspirado nas cores dessa raça de cães.

1964 Chevrolet Chevelle Malibu

Filme: Pulp Fiction

No filme de 1994, Pulp Fiction, o personagem Vincent Veja, interpretado por John Travolta, era gangster que conduzia um Chevrolet Chevelle Malibu 1964 conversível. De cor vermelha, o carro marcava estilo e personificava bem o personagem que o conduzia. Este modelo da Chevrolet ficou muito popular com filme e ainda hoje é também um clássico dos automóveis norte-americanos.

 

Batmobile

Filme: Batman Para Sempre

O terceiro filme de Batman produzido pela Warner Brothers, regressava com várias novidades, novos atores, novos vilões, um novo companheiro de Batman, e um novo veículo para o herói. Este Batmobile foi concebido com um design mais orgânico e por isso algumas partes dele que fazem lembrar costelas e asas, com iluminação na zona do motor. O cockpit tinha dois lugares, era dotado de equipamento de alta tecnologia e tinha a capacidade de escalar paredes.

Ford Anglia 105E

Filme: Harry Potter e a Câmara dos Segredos

O Anglia é um modelo da Ford, que foi produzido no Reino Unido até 1967. Este carro voltou a ficar famoso após aparecer a voar no filme de Harry Potter. A escritora J. K. Rowling que fora a escritora  autora dos livros de Harry Potter, que foram adaptados ao cinema, teve a ideia de escolher este carro para entrar na história, porque um amigo dela tinha um modelo igual.

Dodge M4S Turbo Interceptor  

Filme: A Ira

Um dos filmes que marcou o publico mais jovem nos anos 80 foi A Ira (The Wraith), que para além de ter belas raparigas, muita musica rock ‘n’ roll e corridas de automóveis, tinha também o Dodge M4S Turbo Interceptor. Este Dodge era um protótipo e só foram construídas seis unidades, sendo que quatro foram destruídas durante as filmagens. As duas unidades restantes estão em mãos de colecionadores, sendo que uma delas está com Charlie Sheen, protagonista do filme.

1961 Ferrari 250 GT Spyder California

Filme: O Rei dos Gazeteiros

Neste filme acompanhamos o dia de três amigos que resolvem não ir a uma aula e antes, irem passear pela cidade num Ferrari 250 GT Califórnia. A Ferrari tem nos habituado com carros maravilhosos e este modelo é um deles. Mas na verdade uma das grandes curiosidades deste filme é que este carro é na realidade uma réplica de um Ferrari. A Paramount encomendou esta réplica, dotada de um motor Ford 4.7 V8. Ainda assim, este filme muito provavelmente fez, muitas pessoas sonharem com um Ferrari.

Notícias Relacionadas:

One thought on “Os carros mais emblemáticos do cinema e da TV

  1. Samuel Reis da Silva
    2 de Janeiro de 2016 at 2:45

    Gostei do Post.. porém achei uma Injustiça sem tamanho vcs deixarem de Fora o carro de um dos maiores clássicos do Cinema.. o Plymouth Fury 1958 do Filme Christine, o carro Assassino.. Maior Canelada..

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *